domingo, 9 de fevereiro de 2014

Gelatina de tangerina - Jamie Oliver

Gosto bastante do Jamie Oliver, e a receita de hoje... é dele! :)
Basicamente, podem fazer esta gelatina com qualquer fruta... Mas como tenho tido tantaaas tangerinas (caseirinhas :D), lá experimentei com tangerinas. 


Fiz metade da receita, porque fazer sumo de tangerina, é preciso muitaaa paciência eheh, e 3 tacinhas chegavam cá em casa :) Se quiserem podem fazer o dobro da receita, e dá para cerca de 6 doses.


E ainda vão a tempo de fazerem para logo à noite! Um bom domingo para vocês! =))





Ingredientes:
400 mL de sumo de tangerina (depende do tamanho, eu precisei de 30)
Açúcar branco q.b.
um pedacinho de gengibre, descascado 
1 saqueta de gelatina em pó 
2 tangerinas descascadas e cortadas em rodelas finas
Aroma de baunilha q.b.
100g de iogurte natural
raspas de chocolate preto q.b. (opcional)

Preparação:
Coloque o sumo de tangerina numa panela ao lume, a aquecer (atenção, não deixe ferver!). Coloque um pouco de açúcar, a gosto. (eu coloquei 2 colheres de sopa, para ficar mais amarguinho, depende do gosto de cada um, o melhor é irem provando).
Rale um pouco de gengibre e coloque no sumo. Tente espremer um pouco mais de gengibre sobre a panela, para obter algumas gotas do sumo de gengibre.
Retire a panela do lume e adicione a gelatina em pó, batendo rapidamente, até ter toda a gelatina bem dissolvida.
Prepare 3 tacinhas: coloque em cada uma, duas rodelas de tangerina. Filtre o sumo de tangerina e coloque nas tacinhas. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico por 3 horas, ou até solidificar.

Na hora de servir, misture umas gotas de baunilha (eu coloquei à volta de 1 colher de chá, mas mais uma vez, depende do gosto de cada um!) ao iogurte, misture bem. Coloque uma colher de sopa em cima de cada tacinha.
Decore com raspas de chocolate.























Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Uma saqueta de gelatina em pó.....o que seria? sem sabor?
    Pode ser em folhas? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem à venda nos supermercados, veem numa caixinha normalmente, é uma alternativa às folhas, também é neutra. Nunca fiz com folhas, mas penso que não haverá problema, é o equivalente a usar, neste caso, 6 folhas de gelatina.
      Basta colocá-las num pouco de água fria durante uns 5 minutos e depois derretê-las, escorridas, conforme diz na receita! Espero ter ajudado :)

      Eliminar