domingo, 19 de janeiro de 2014

Bolo de Bolacha (de Chocolate)

A receita que vos trago hoje é bem antiga cá em casa, e é sempre muito apreciada. Em vez do tradicional creme de manteiga, usa-se pudim Boca Doce de chocolate.

Decidi colocar mais fotos, quase como que um "passo-a-passo" para que entendam melhor a preparação, e se apercebam que é natural que enquanto o fazem o aspecto não seja o melhor :) o pudim acaba por se espalhar todo, mas é normal, depois de o acabarem, basta retirar esses restos de pudim à volta, limpar o prato e fica logo com um óptimo aspecto!! :)
Sugiro que usem um café forte, para realçar o sabor do café no bolo. 





Ingredientes:
2 pacotes de bolacha maria/torrada
2 saquetas de pudim Boca Doce de chocolate 
Açúcar para o pudim (6 colheres de sopa)
Leite para o pudim (750 ml)
Café bem quente e forte, açúcarado q.b.

Preparação:
Comece por preparar os pudins Boca Doce conforme as instruções do pacote: Coloque num tacho o conteúdo das saquetas dos pudins com as 6 colheres de sopa de açúcar (pode colocar mais, se preferir um pudim mais doce). Junte, a pouco e pouco, os 750 mL de leite e vá mexendo até se dissolver tudo completamente. Leve ao lume até engrossar.
De seguida, prepare o café numa taça (costumo colocar à volta de 2 colheres de sopa de café e uma colher de açúcar), e comece logo a molhar as bolachas, uma a uma, no café. Coloque-as num prato, dando a forma, por exemplo, de flor. Faça duas camadas de bolachas, barre com pudim e volte a fazer outras duas camadas de bolacha, barre novamente com pudim. Faça mais duas camadas de bolacha e barre todo o bolo com o pudim. (Eu costumo fazer só estas 3 camadas de bolachas, se quiserem podem aumentar).
Finalmente, com a ajuda de uma faca, ou de uma espátula, vá moldando e tirando restos de pudim, de forma a ficar todo uniforme.
Decore com bolacha ralada e leve ao frigorífico por, pelo menos, duas horas.









Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Também costumo fazer este bolo com pudim instantâneo! Fica um docinho que é do agrado de todos.
    bjns

    ResponderEliminar